Linhas de
Pesquisa
Processamento e Aquisição
. Estudo integrado do processamento lingüístico pelo adulto e da aquisição da linguagem pela criança.
. Formulação de modelos do processamento de relações sintáticas e semânticas.
. Diferenciação entre identificação da língua e desenvolvimento de habilidades psicolingüísticas.
. Formulação de modelos de processos específicos na identificação da língua materna.
. Investigação de deficiências da/na linguagem
A pesquisa nessa linha visa a contribuir para a criação de uma teoria do processamento linguístico que possa ser articulada com um modelo de língua e para uma teoria do processo de aquisição da linguagem centrada no processamento do material lingüístico pela criança necessário à fixação de parâmetros na aquisição da língua materna.
A pesquisa é preferencialmente experimental. A pesquisa com adultos assim, com a pesquisa com crianças de 12-24 meses, é conduzida no LAPAL.
Deficiências da/na Linguagem
Essa linha de pesquisa é voltada para a elaboração de um instrumento de avaliação que permita distinguir manifestações de um déficit especificamente lingüístico (DEL) provavelmente genético de dificuldades no desempenho linguístico originárias de deficiências em outros domínios. Visa a investigar manifestações do DEL em crianças falantes do português em contraste com uma curva de desenvolvimento normal e se articula com a linha Processamento e Aquisição da Linguagem no que concerne à formulação de hipóteses sobre a natureza do DEL.
Essa linha de pesquisa é conduzida de forma preferencialmente experimental com crianças de 3 a 7 anos, em contexto escolar e clínico.