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Os textos integrais das Teses e Dissertações podem ser encontrados por meio do sistema de busca digital da Divisão de Bibliotecas e Documentação da PUC-Rio.

TESES & DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS

  1. PERELMUTER, Michelle Frydman. A compreensão de reflexivos e pronominais por crianças falantes do português brasileiro. 2020. Dissertação (Mestrado profissional em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Letícia Sicuro Corrêa.
     

  2. RIBEIRO, Vanessa Gouveia. Habilidades linguísticas no quadro do Transtorno do Espectro Autista: custo de processamento e interface gramática-pragmática. 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientadora: Leticia Maria Sicuro Correa.
     

  3. UCHÔA, Danielle Novais. A compreensão de orações relativas com pronomes resumptivos no Português do Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues. 
     

  4. MEDEIROS, Ana Lídia Gonçalves. Habilidades de revisão textual na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  5. JAKUBÓW, Ana Paula da Silva Passos. Language acquisition based on variable input The case of number agreement in Brazilian Portuguese. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Leticia Maria Sicuro Correa.
                                                                            ☆ Prêmio CAPES Teses em Letras e Linguística 2019 ☆

     

  6. WERNER, Eneida Figueira de Almeida. O processo de revisão na produção escrita e questões de correferência. 2018. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  7. ROBOREDO, Noelle Castro Ferreira. Syntactic impairment and reading abilities: possible relations. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Leticia Maria Sicuro Correa.
     

  8. BARCELLOS, Jessica Silva. “Esse é mais difícil por causa das palavras”: uma investigação psicolinguística acerca do papel da linguagem na resolução de problemas matemáticos de divisão. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues (coorientadora: profa. Cilene Rodrigues - Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
                                                                           ☆ Prêmio ANPOLL de Dissertação de Mestrado 2018☆
     

  9. FERRARI, Larissa Rangel. O processamento sintático em idosos: compreensão de sentenças ambíguas e correlação com funções executivas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues. (coorientador: prof. Daniel Mograbi - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
     

  10. TEIXEIRA, Sabrina Anacleto. O papel das interfaces na identificação do complementizador como núcleo recursivo na aquisição inicial do português. 2017. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
     

  11. LIMA-JÚNIOR, João Cláudio. A aquisição e o desenvolvimento de sentenças passivas: uma investigação experimental com infantes, crianças e adultos. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
                                                                                                                  ☆Prêmio CTCH de Teses 2017☆
     

  12. ALMEIDA, Débora Ribeiro de. Processamento da concordância de gênero e número em estruturas predicativas. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  13. SOUZA, João Artur da Silva. Expertise em tradução para legendagem: processamento linguístico e segmentação textual. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  14. FRAGOSO, Luane da Costa Pinto Lins. Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos: Uma avaliação psicolinguística. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  15. DINIZ, Paula Santos. Tradução de DPs com múltipla pré-modificação: análise em termos de custo de processamento envolvido no processo tradutório. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  16. LONGCHAMPS, J. R. Déficit Específico da Linguagem de Ordem Pragmática e Dificuldades de Aprendizagem. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  17. MILHORANCE, Ludmila Pimenta Salles. Resolução de anáfora no contexto do sluicing: o caso do português brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Cilene Aparecida Nunes Rodrigues (coorientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa).
     

  18. COSTA, Igor de Oliveira. Verbos meteorológicos no plural em orações relativas do Português Brasileiro: sintaxe e processamento. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Erica dos Santos Rodrigues.
     

  19. FORSTER, Renê. Aspectos do processamento de orações relativas: antecipação de referentes e integração de informação contextual. 2013. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
     

  20. LIMA JUNIOR, João Cláudio de. Revisitando a aquisição de sentenças passivas em Português Brasileiro: uma investigação experimental com foco na compreensão. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Marina Rosa Ana Augusto. 
     

  21. VILLARINHO, Clara N. G. Um papel para a língua no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores: o traço de ponto de vista em estruturas completivas e o domínio de crenças falsas. 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa (coorientadora: Marina Rosa Ana Augusto). 
     

  22. MARCILESE, Mercedes. Sobre o papel da língua no desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores: representação, recursividade e cognição numérica. 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa (coorientadora: Marina Rosa Ana Augusto). 
     

  23. BAGETTI, Tatiana. Um estudo experimental do processamento na interface fônica e da análise sintática inicial: o papel de elementos funcionais na aquisição da linguagem. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.  
     

  24. LONGCHAMPS, Jacqueline R. O modo verbal na aquisição do português brasileiro: evidências naturalistas e experimentais da percepção, expressão e compreensão da distinção realis/irrealis. : 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  25. TEIXEIRA, Luciana. A delimitação do adjetivo como categoria lexical na aquisição da linguagem: um estudo experimental no Português Brasileiro. 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  26. BOMFIM, Wanderson F. Problemas de linguagem em crianças com dificuldades de aprendizagem (DAp): relações com o Déficit Específico da Linguagem (DEL) e o desenvolvimento da Teoria da Mente. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  27. FERRARI NETO, José. Aquisição de Número Gramatical em Português Brasileiro: Processamento de Informação de Interface e Concordância. 2008. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  28. MIRANDA, Fernanda V. C. O Custo de processamento de orações relativas: um estudo experimental sobre relativas com pronome resumptivo no Português brasileiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  29. MARTINS, Lia S. de O. O traço de pessoa na aquisição normal e deficitária do português brasileiro. 2007, Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa. 
     

  30. MARCILESE, Mercedes. Aquisição de complementos pronominais acusativos: um estudo experimental contrastivo entre o Português Brasileiro e o Espanhol Rio-Platense. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa (coorientadora: Marina Rosa Ana Augusto).
     

  31. RODRIGUES, Carlos E. S. de L. Um estudo exploratório do processamento de informação das interfaces na aquisição da linguagem: o aspecto verbal no português. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
     

  32. RODRIGUES, Erica dos Santos. O Processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentenças. 2006. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
     

  33. HAEUSLER, Olivia Cristina Fernandes. A Estrutura Argumental de Verbos na Produção Eliciada de Crianças com Queixas de Linguagem e Manifestações do Déficit Especificamente Lingüístico (DEL) no Português do Brasil. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Leticia Maria Sicuro Correa.
     

  34. FERRARI NETO, José. Reconhecimento do número gramatical e processamento da concordância de número no sintagma determinante na aquisição do Português Brasileiro. 2003. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.
     

  35. NAME, Maria Cristina Lobo. Habilidades perceptuais e lingüísticas no processo de aquisição do sistema de gênero no Português. 2002. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Programa de Pós-graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Letícia Maria Sicuro Corrêa.

 


 

TESES & DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO

 

  1. REBOREDO, Noelle Castro Ferreira. Objeto nulo e elipse no Português brasileiro: um enfoque psicolinguístico (provisório). Início: 2019. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador: Letícia Sicuro Corrêa).
     

  2. LIMA, Valquíria Luna Arce. Parâmetros psicolinguísticos para o diagnóstico de altas habilidades linguísticas (provisório). Início: 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Letícia Sicuro Corrêa)
     

  3. SOUZA, Mario Cesar da Silva. O processamento da concordância na compreensão de sentenças com verbos inacusativos no português brasileiro. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador: Erica dos Santos Rodrigues).
     

  4. COSTA, Igor de Oliveira. Estruturas distributivas em português brasileiro: aspectos linguísticos e processuais. Início: 2018. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador: Erica dos Santos Rodrigues).
     

  5. FERRARI, Larissa Rangel. Processamento sintático e Doença de Alzheimer (DA): uma investigação psicolinguística. Início: 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador: Erica dos Santos Rodrigues).
     

  6. BARCELLOS, Jessica Silva. O processo de reescrita infantil ao longo do Ensino Fundamental: uma análise psicolinguística como base em modelos de escritura. Início: 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador: Erica dos Santos Rodrigues).
     

  7. de OLIVEIRA, Rosane Fernandes Lira. Aquisição e processamento de formas pronominais no Português Brasileiro (Provisório). Início: 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador: Letícia Sicuro Corrêa).

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